Um blog dedicado aos livros, às relações internacionais e aos problemas do desenvolvimento econômico e social, com ênfase nas questões da inserção internacional do Brasil. Ver outros trabalhos meus no site pessoal: www.pralmeida.org.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2006
118) Think again (7): existem idéias concretas sobre temas concretos?
Para facilitar a confrontação de idéias, isto é, entre as minhas próprias e as que parecem defender os anti, a melhor coisa a fazer é organizar o debate em torno de algumas questões práticas que costumam concentrar o interesse do movimento.
Escrevi “parecem” pois que o movimento não ostenta idéias oficiais, o que é compreensível, pois que não pretende ser ou parecer “autoritário”, e não consolidou suas propostas em um conjunto de alternativas que mereçam ter esse nome.
O fato é que eles não apresentam os meios e modos pelos quais suas “idéias” poderiam ser testadas na prática, ou pelo menos ser objeto de simulações econométricas ou de elegantes equações de equilíbrio ao estilo de Keynes (um profeta freqüentemente invocado nesses meios).
Como os anti não apresentam esse corpus conceitual, fica muito difícil, o que já é pouco compreensível, considerá-los pelo que eles pretendem ser, um movimento, e não apenas um ajuntamento heteróclito de individualidades, ostentando um conjunto heterogêneo de idéias dispersas.
Apresento minhas desculpas antecipadas aos autores de trabalhos dotados de idéias sensatas, mas a reunião de todos esses textos num mesmo barril de baixa coerência intrínseca dá uma horrível impressão de sopa de letras.
Arriscando-me, portanto, a ser injusto com os detentores de idéias menos estapafúrdias (mas, humildemente, eu os convido a me contradizer), aqui estão algumas “idéias” defendidas pelos anti-globalizadores e meus próprios comentários a respeito.
Estes são os grandes temas do movimento anti-globalizador, aos quais serão dedicados os próximos posts:
1) Protecionismo agrícola e vantagens comparativas dos mais pobres
2) Dívida externa, movimentos de capitais e globalização financeira
3) Competição aberta contra mercados regulados e fechados
4) Instituições de solução de controvérsias em face do arbítrio comercial
5) Crescimento e pobreza, ou o que a globalização pode fazer por eles
6) Concentração da renda e desigualdades
7) Tecnologia proprietária e dependência tecnológica
8) Meio ambiente e mercado: um instável equilíbrio
Em torno de cada um desses temas, não basta apenas ouvir os argumentos dos anti-globalizadores, mas parar e pensar duas vezes, para ver se esses argumentos fazem sentido...
(À suivre...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário