Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sábado, 23 de dezembro de 2006

181) Back to old times

Postagem em 23 de dezembro de 2006

Este foi o meu primeiro Blog, feito um ano atrás, quando eu ainda tateava nessas novas artes (para mim) oferecidas no espaço cibernético.
Começou de modo muito otimista, com muitas ilustrações e esperanças, e menos de um mês depois o Blog empacou, a ponto de não aceitar novas postagens, ou pelo menos a publicação de novas postagens (já que o upload continuava aberto). Nunca soube explicar o que tinha acontecido, e como não consegui resolver o problema tecnicamente, acabei abrindo um novo Blog, o "Cousas Diplomáticas", que por sua vez também empacou, e assim fui abrindo mais e mais blogs, segundo as conveniências do momento e as "especializações" requeridas (um para a Academia, outro só de resenhas de livros, outro para textos mais longos, e ainsi de suite...).
O fato é que acabei com um monte de blogs, todos relacionados na coluna ao lado, o que pode provocar alguma confusão ou overlapping.
Em todo caso, com a passagem do software de administração dos Blogs, a cargo da Google, a uma nova versão, mais moderna e convivial, os velhos blogs empacados, desempacaram, de forma tão misteriosa como tinham sido bloqueados a partir de um certo momento.
Em todo caso, isto me leva a reconsiderar o conjunto das postagens, a fazer um balanço do trabalho realizado até aqui e a racionalizar o seu uso, o que pretendo fazer neste final de ano de 2006.
À très bientôt, como diriam os franceses...

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Roberto Almeida,
Em meio a tantos Blog, um convite para participar de nosso debate no Dr. Negociação e contribuir com sua autorizada opinião:
PROFESSOR GOOGLE, MESTRE YAHOO!, ESCOLA UOL, ACADEMIA AOL: BLOGS AJUDAM NO APRENDIZADO ESCOLAR? Qual a sua opinião?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Nacir Sales,
Sua pergunta é instigante, e eu nao saberia responder exatamente pela afirmativa. Minha tendência seria dizer que não, pois blogs, em geral, representam um desvio de atenção do estudo, para uma espécie de atividade narcisistica que pode ser prejudicial aos estudos. Estes devem compor-se, basicamente, de livros e materiais do próprio curriculo escolar, complementados por muitas pesquisas, em livros, em sites, em fontes diversas.
Um blog pode ajudar nos estudos, desde que ele esteja formatado para tal, ou seja, ele representa uma espécie de depósito, de estocagem de materiais interessantes relacionados ao estudo, que o próprio autor, ou dono do blog, vai guardando como referência mais fácil de ser encontrada do que, por vezes, pilhas de papeis ou paginas de livros perdidos em alguma estante.
Eu acho que o blog deve vir apenas depois de alguma atividade intelectual ja consolidada, e que ele sirva como complemento de informação, jamais como substituto do estudo série e sistemático.
Obviamente, hoje em dia, todo mundo faz trabalho escolar via Google e Wikipedia, mas isso não é motivo para deixar de estudar seriamente.
O blog, finalmente, só deve entrar para representar um adicional, jamais um substituto.
Espero ter satisfeito a sua curiosidade e provocação.
Cordialmente,
PRA