Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

21) No paraiso dos livros...


(Sobre um diabo de garrafa que passou 300 anos na biblioteca do Vaticano, lendo telepaticamente tudo o que queria, inclusive os livros que estavam no Index Proibitorum...)

“Foi como sair do Inferno e ingressar no Paraíso, sem nenhum estágio intermediário de Purgatório. …ingressava num paraíso de quase um milhão de livros, pergaminhos e manuscritos. Ó sublime visão! Ó manancial de sabedoria! Não me sentia merecedor de tamanha graça. (…)
Não me faltava tempo. Antes, porém, era preciso estabelecer um método de leitura. Ninguém em seu juízo perfeito atacaria uma coleção como aquela sem uma estratégia bem definida. A Biblioteca … reunia quase um milhão de volumes, e um leitor desavisado corria o risco de enlouquecer em meio à empreitada. (…) Separado o joio do trigo, caberia traçar um plano para determinar as disciplinas básicas e suplementares, e elaborar métodos específicos para o estudo de cada uma delas. (…) O que ler primeiro? O que ler depois? (…) Em face de tantas dúvidas, e embora estivesse ansioso para dar início ao trabalho, tive de conter o furor legendi em troca de alguns meses de planejamento.”

Alexandre Raposo, Memórias de um diabo de garrafa (Rio de Janeiro: Record, 1999), pp. 175 e 188

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,tenho interesse pelo seu blog sobretudo pelas análises de livros.
Não sei se conhece este site e se conhece tem algum trabalho seu?
http://www.pontodevista.jor.br/livros/livros1.htm

fernando_lins@bol.com.br

Santa disse...

Olá Paulo,

Só agora o tempo acalmou por aqui.Gostei do novo blog "Textos PRA". Questões que podem parecer complexas, colocadas de maneira fácil de serem lidas e absorvidas.

Toque das ruas disse...

Quanto penso que a grande maioria da população não tem acesso a livros. Uma lástima!

Maria Oliveira disse...

Trabalho com teatro, atualmente com teatro de bonecos. Estou pensando em criar um boneco leitor:))
Bom final de semana!

Toque das ruas disse...

Muito bom, muito bom.
Desejo boas leituras no final de semana.

Santa disse...

Citação primorosa!