Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sábado, 7 de janeiro de 2006

134) Átomos que tentam se agregar...


Segundo leio na imprensa, o partido no poder planeja fazer um próximo encontro nacional para discutir suas orientações para as próximas etapas da vida partidária e nacional. Sem pretender interferir na vida de ninguém, eu, que não pertenço a nenhum partido nem tenho a intenção de filiar-me a algum, ofereço minha contribuição desinteressada aos debates que deverão travar-se nessas instâncias políticas.

Sugestões para o próximo Encontro Nacional de um grande partido
Paulo Roberto de Almeida

Como anunciado, um grande partido nacional fará realizar, no próximo mês de abril, em São Paulo, um novo Encontro Nacional, parecido a uma assembléia geral de associados, quando os filiados, militantes e dirigentes partidários defendem suas visões respectivas sobre como deveria se comportar o partido, no plano da sociedade, incluindo aí as orientaçãoes para sua atuação enquanto sustentáculo principal do governo.
O último encontro nacional do partido tinha sido realizado em dezembro de 2001, em clima de quase vitória nas eleições do ano seguinte, e nele tinham sido aprovadas teses e orientações partidárias que deveriam ter servido de base para a formulação das diretrizes de elaboração do programa da campanha presidencial e, depois, de governo, em caso de vitória. A vitória ocorreu, como é notório, mas não com as, ou a partir das teses aprovadas naquele encontro nacional.
Como se sabe, sem qualquer encontro nacional, muito menos partidário, a cúpula dirigente elaborou e apresentou, ao partido e à sociedade, uma série de propostas que se distanciavam nitidamente não apenas das teses do encontro anterior, como também das posturas tradicionais do partido. Em lugar de ruptura, respeito aos contratos, em lugar de magia econômica, responsabilidade fiscal, em lugar de denúncia do FMI, acomodação com o programa de ajuda financeira, enfim, uma reviravolta que a muitos pareceu puramente tática, mas que depois se revelou absolutamente estratégica, pelo menos aos olhos do grupo dirigente.
Já escrevi a respeito das posições econômicas do partido (antes da campanha de 2002), logo depois do anúncio de uma carta aberta ao povo brasileiro (de junho desse ano) e de outros documentos “de ruptura”, para voltar agora a tratar em detalhe dessas sutis mudanças de orientação no discurso e na atuação do partido, podendo remeter a diversos textos do meu site (www.pralmeida.org, que possui um instrumento de busca).
Antes do próximo encontro nacional, a secretaria de relações internacionais desse mesmo partido realizará uma reunião, em sua sede nacional, para discutir a participação de representantes do partido no próximo encontro do Fórum Social Mundial, no final de janeiro, desta vez não mais em Porto Alegre, mas em Caracas, segundo a fórmula rotativa adotada depois que o partido perdeu as eleições para a prefeitura de Porto Alegre (cujo prefeito, aliás, e todos os hoteleiros municipais, ficaram frustrados por esse “abandono de terreno”, sem dúvida uma perda, do ponto de vista do turismo local).

Seja como for, para poupar alguns possíveis interessados de longas e cansativas discussões, como é costumeiro nesses encontros, permito-me oferecer aqui algumas sugestões de “teses” – como se fazia nos antigos congressos partidários de tipo “leninista” – para consideração dos participantes nesses próximos conclaves. Afirmo que o faço de boa fé, pensando unicamente na economia de meios e na adequação das eventuais diretrizes a serem adotadas nesses encontros às realidades da atuação política no plano governamental e do atual mundo globalizado.
Serei sintético, como convém à natureza do exercício – “teses” sempre têm de ser “impactantes”, cabendo a outros, depois, a eventual tentativa de apresentar “antíteses” – mas poderei retomar cada uma destas propostas, para desenvolvimentos conceituais e sustentação empírica, em oportunidade ulterior.

(Seguem, no próximo post, 135, as teses de abril...)

Nenhum comentário: