Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sábado, 14 de janeiro de 2006

159) Já nao se fazem mais comunistas como antigamente...


Decididamente, o mundo mudou. Nos tempos da Guerra Fria, comunista de verdade era um cidadão geralmente de posses modestas que, por nada neste mundo (e eles não acreditavam em nenhum outro), se metia em falcatruas, patifarias, roubalheiras, negócios escusos, e passavam longe de qualquer assunto de corrupção.

Eram incorruptíveis, ainda que dispusessem (mas sem isso era impossível ter o partido funcionando) do famoso "ouro de Moscou" (que nunca foi ouro de verdade, essa relíquia bárbara, mas sim dólares, verdinhos, tangíveis). Esses "recursos não contabilizados" recebidos da finada União Soviética eram escrupulosamente aplicados na conscientização da classe operária e na compra de cadernetas para o Secretário-Geral Luis Carlos Prestes. No mais, eles viviam modestamente, rodando "A Classe Operária" em mimeógrafos a álcool, ambos pagos, o mimeógrafo e o álcool, com as contribuições dos militantes e afiliados, que, igual ao dinheiro do jogo do bicho, eram pagas em espécie, religiosamente (se o termo se aplica).

Rico mesmo, só o Oscar Niemeyer, que continua rico e comunista, mas ele é único no gênero, sendo propriamente uma peça viva de museu: o último stalinista vivo do planeta (agora que morreu o Álvaro Cunhal, do Partido Comunista Portugês).

Agora tudo mudou e nem mais ateus, de verdade, esses comunistas fajutos conseguem ser: outro dia estava o Aldo Rebelo, do PCdoB, pedindo pelo amor de Deus para dois deputados não se engalfinharem em plenário...

Escrevo tudo isto a propósito da notícia abaixo transcrita, sobre as falcatruas de um comunista, rico ainda por cima. Esse deputado João Hermann era conhecido por seu radicalismo verbal e seu gosto por um rabo de saia. Agora se descobre que ele também, por mais comunista que fosse, também molhava a mão numa boa propina empresarial. Logo ele que, milionário (segundo consta da reportagem), não precisava fazer isso.
Deve ser o tal de Zeitgeist, o espírito da época: como até o partido da ética se lambuzou todo nas tais práticas heterodoxas, não se poderia mesmo esperar que um mero comunista fosse permanecer incólume, em face de tanto dinheiro correndo solto no Congresso e nos gabinetes de políticos...

Da Veja on-line:
"Deputado recebeu R$ 79.000 de empresa
13 de Janeiro de 2006

A empresa de aviação Beta (Brazilian Express Transportes Aéreos), suspeita de manter contratos irregulares com os Correios, fez 25 pagamentos mensais, entre 2003 e 2005, para uma conta bancária aberta em nome do deputado federal João Herrmann Neto (PDT-SP). O total acumulado atinge 79.000 reais.
Nesta sexta-feira, a direção nacional do PDT suspendeu a filiação do deputado. Em nota, o partido diz que, se forem confirmadas as acusações, Herrmann será expulso definitivamente.

A empresa Beta teve o sigilo quebrado pela CPI dos Correios. Segundo a Folha de S. Paulo, os primeiros pagamentos foram de 3.000 reais, sendo corrigidos até 3.800 (na última quitação). O dinheiro saiu de uma conta da Beta no banco Safra de São Paulo e parou numa conta aberta em nome do deputado no Citibank.

Herrmann não quis comentar os depósitos, de acordo com a Folha. O pedetista, aliado do governo Lula, é um dos parlamentares mais ricos do Congresso. Em 2000, declarou um patrimônio de 110 milhões de reais, perdendo só para o deputado Ronaldo Cézar Coelho (PSDB-RJ), com patrimônio declarado de 249 milhões de reais. Herrmann costuma dizer que sua fortuna pessoal é fruto de negócios familiares relacionados ao agronegócio.

O deputado foi um dos principais nomes do PPS desde a sua criação e passou para o PDT em 2004. Até janeiro daquele ano, o Ministério das Comunicações e os Correios eram controlados pelo PDT. O parlamentar votou contra a criação da CPI dos Correios. "A CPI é uma ferida maltratada, uma porta de entrada para infecções", disse Herrmann, em maio, segundo a Agência Câmara."

Onde vamos parar? Se até velhos comunistas começam a roubar e a se corromper, vamos ter de recriar o Gulag, onde só tinha comunista de castigo...

Nenhum comentário: