Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

11) Vivendo com livros...


Tenho vivido com livros, pelos livros e para os livros uma boa parte de minha vida, talvez dois terços dela, o que é evidentemente um exagero... Mas, o que posso fazer contra esse vício insano e absolutamente indispensável?

Para explicar um pouco dessa paixão tresloucada, dessa gentle madness, como já disse um outro cultor dos volumes impressos, posso remeter a dois de meus textos introdutórios a muitas das resenhas que preparei para o site Parlata.
O primeiro, "Uma introdução quase desnecessária", constitui, na verdade, o prefácio a um livro "manufaturado" que elaborei no final de 1993 para distribuição entre amigos, chamado, precisamente, "Vivendo com Livros" (Paris: 1993). Esse texto pode ser lido no seguinte link: http://www.parlata.com.br/parlata_indica_interna.asp?seq=13
O segundo texto é mais recente e constitui uma paródia de um ensaio marxista, chamada "Teoria do Capital Bibliográfico", inédito em forma impressa e também disponibilizado no mesmo site, neste link: http://www.parlata.com.br/parlata_indica_interna.asp?seq=18

Esperando que estas demonstrações de bibliofilia desequilíbrada não provoquem enjôo livresco em nenhum dos meus poucos leitores, alerto que pretendo continuar colocando, paulatinamente, as melhores das minhas mais de 120 resenhas elaboradas nos últimos 35 anos (so far...), num processo de acumulação muito pouco primitiva...

2 comentários:

Santa disse...

Bons livros, inserção poética, críticas afinadas... Até um cenário virtual!!! O que se pode desejar mais desta sala de leituras??

Obrigada pelo ambiente que proporciona aos seus visitantes.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Cara Santa,
Tenho outros tesouros reservados para si e os demais, sob a forma de livros e outros contaminantes naturais...