Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

50) PRA books (7): o Mercosul, en Français...


Quando morei em Paris, fui diversas vezes convidado para dar palestras sobre o Brasil, suas relações internacionais e sobre o Mercosul, em universidades e centros de estudos franceses. Desses convites acabaram resultando alguns textos, dois dos quais editados por mim mesmo, sobre a história do Brasil e sobre o Mercosul. O primeiro a ter edição comercial foi meu trabalho sobre o Mercosul, adaptado ao público francês e publicado por uma editora universitária, graças ao interesse do "brésilienniste" francês Denis Rolland.

Le Mercosud: un marché commun pour l'Amérique du Sud
(Paris: L'Harmattan, 2000)

Sommaire

Préface
Avant-propos

1. Le Mercosud
2. Le processus d’intégration en Amérique latine
3. Les relations entre le Brésil et l’Argentine
4. Le Mercosud pendant la phase de transition
5. Structure institutionnelle du Mercosud
6. L’avenir du Mercosud

Annexes :
A. Chronologie des processus intégrationnistes
B. Glossaire des blocs commerciaux
C. Traité d’Asunción
D. Protocole d’Ouro Preto
E. Statistiques et tableaux analytiques

Bibliographie et ressources sur Internet

Nenhum comentário: