Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sábado, 17 de dezembro de 2005

22) Os primeiros levantamentos sobre ciência e tecnologia no Brasil (I)


Vou fazer indicações sucessivas de livros sobre a história das ciências e das técnicas no Brasil, seja simplesmente relacionando o conteúdo de alguns livros importantes nessa área relativamente especializada da historiografia, seja resenhando rapidamente o conteúdo de alguns deles.

O Estado de São Paulo:
Ensaios Paulistas: livro do IV centenário de São Paulo (1954)
São Paulo: Editora Anhambi, 1958

Fernando de Azevedo:
As Ciências no Brasil, 2 volumes
São Paulo: Melhoramentos, 1955 (2ª edição: Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994).

Um primeiro balanço da produção científica acumulada no Brasil até meados do século XX, com a particularidade de ser uma avaliação dominada pela visão paulista da pesquisa científica e de sua organização institucional, foi feita sob iniciativa do jornal O Estado de São Paulo, por ocasião das comemorações do quarto centenário da fundação (1554) da capital paulista.
Objeto de um encarte especial, ocupando diversas páginas na edição do dia 25 de janeiro de 1954, encimada pelo título “Edição do IV Centenário” e cobrindo os diversos campos da pesquisa e da produção científica em São Paulo e em algumas outras localidades brasileiras, o balanço se compunha de doze artigos:
1. Evolução dos institutos científicos;
2. A Faculdade de Direito e a Cidade;
3. O desenvolvimento da Física em São Paulo;
4. A Zoologia em São Paulo;
5. Desenvolvimento da Genética em São Paulo nos últimos vinte anos (isto é, de 1934, data da constituição da USP, a 1954);
6. A Botânica em São Paulo desde a criação de sua universidade;
7. A Química em São Paulo;
8. A Geografia em São Paulo e sua evolução;
9. O Instituto Oceanográfico de São Paulo;
10. Os Estudos de História na Faculdade de Filosofia-USP;
11. Os estudos linguísticos em São Paulo;
12. Quatro séculos de medicina na cidade de São Paulo.

O primeiro historiador das ciências no Brasil digno desse nome é, provavelmente, o educador Fernando de Azevedo, egresso do ambiente “transformista” dos anos vinte e trinta do século passado, autor principal do Manifesto dos pioneiros por uma nova educação (1932) e que já tinha elaborado, como peça maior desse desejo de mudança nas condições sociais do saber no Brasil, um grandioso estudo sobre a cultura: A cultura brasileira (3 vols., Companhia Editora Nacional, 1943).
Como resultado de seu trabalho em prol da elevação dos padrões de produção e disseminação das pesquisas científicas, emergiu o livro por ele coordenado As Ciências no Brasil, em dois volumes, publicado originalmente em 1955 (pela Melhoramentos, de São Paulo), com segunda edição em 1994 (pela Editora da UFRJ). A concepção e a organização dessa obra, dividida pelos distintos ramos das ciências praticadas no Brasil, estabeleceram um modelo que mais tarde seria seguido por vários outros.

(segue...)

Nenhum comentário: