Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

domingo, 18 de dezembro de 2005

36) Por que leio tanto?


Eis uma boa pergunta, à qual não sei sinceramente responder.
Ou talvez sim, mas aí eu teria de confessar algum pecado original, alguma malformação de nascimento, algum vício adquirido na infância, alguma perversão adolescente e vários crimes reincidentes na idade adulta, sendo que, nesse caso, os psicanalistas de plantão me mandariam logo para alguma cura de emergência ou mesmo um internamente psiquiátrico (o que não seria mau, pois suspeito que disporia de mais tempo ainda para ler...).
Deve ser, realmente, por algum defeito de material, mas talvez seja apenas essa "gentil loucura", de que falam vários amantes de livros, que geralmente têm orgulho em ostentá-la.
No meu caso, não sei dizer ao certo, e nem procuro ostentar muito essa minha deformação congênita pelos livros (o que, aliás, estou fazendo agora mesmo), pois não tenho nenhum culto especial pelos livros, tendendo antes a vê-los primordialmente como ferramentas do saber, como um instrumento de capacitação técnica, como um ajutório no aprendizado, enfim, como uma alavanca para minha capacitação profissional e intelectual.
Sim, devo confessar que leio mais para aprender, e utilizar esse novo saber, do que para simples deleite, como descanso, hobby ou puro prazer intelectual, o que deve ser um outro defeito meu. Acabo, assim, deixando de lado (para futura leitura, tendo a acreditar, o que pode ser uma auto-ilusão) livros "normais" de literatura, preferindo os de estudo, os ensaios acadêmicos, os de atualidade e de debate.
O que posso fazer? Ninguém é perfeito...
Em todo caso, não tenho uma resposta simples a essa pergunta. Mas prometo pensar no caso e voltar outro dia...
Na espera de formular uma resposta adequada, pretendo tratar, em próxima postagem, dos meus "métodos" de leitura...

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo volume de livos lidos, fico imaginando o tamanho de sua biblioteca particular!!

fernando_lins@bol.com.br