Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

51) Garibaldi, o herói dos dois mundos (estará de volta em 2007)...


Reproduzo abaixo o primeiro relatório de trabalho de dois corajosos garibaldinos gaúchos que se engajaram num empreendimento meritório: a comemoração no Brasil, em coordenação com iniciativas semelhantes na Itália, na França e no Uruguai, dos 200 anos de nascimento do herói dos dois mundos (1807-1882), que culminará em 4 de julho de 2007.
Tenho o prazer de poder ajudar, na medida do possível, meus amigos Ricardo Vaz Seelig, Procurador de Justiça no Rio Grande do Sul e coordenador do Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e Omar Luiz de Barros Filho, da Laser Press Comunicação (lasercom@lasercom.jor.br).


"PROJETO GARIBALDI
RELATÓRIO DE ATIVIDADES


Ref. Projeto Bicentenário de Garibaldi: Sonhos de Liberdade
Outubro/Dezembro de 2005

Os governos da Itália, França, Brasil e Uruguai iniciaram, em 2005, as primeiras ações visando a integrar as comemorações e apoiar projetos que valorizarão, no próximo período, a memória viva de Giuseppe Garibaldi e seus ideais em dois continentes. Em paralelo, uma ampla rede de instituições públicas e privadas, na Europa e na América Latina, mobiliza-se, também, para festejar, em 4 de julho de 2007, a passagem dos 200 anos de nascimento de Garibaldi.

O projeto “Bicentenário de Garibaldi: Sonhos de Liberdade”, concebido como parte da contribuição brasileira a esse esforço supranacional, apresenta programação para somar-se às articulações em andamento. Somando-se a esses esforços, com apoio do Ministério da Cultura e da Assembléia Legislativa gaúcha, viajaram à Itália, no final de 2005, o Procurador de Justiça, Ricardo Vaz Seelig, coordenador do Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e o jornalista e produtor cultural, Omar L. de Barros Filho, diretor da Laser Press Comunicação, de Porto Alegre, empresa proponente.

Em Genova e Roma, de 22 de novembro a 5 de dezembro, foram estabelecidas as linhas operacionais que permitirão concretizar a programação em anexo, ora em planejamento, para a qual pretende-se obter os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na Comunidade Européia, entre as entidades contatadas, incluem-se o Museu Riofreddo, de Roma, dirigido pela professora Annita Garibaldi Jallet, descendente de Giuseppe Garibaldi e Anita, a Fundação Casa America, de Genova, dirigida por Roberto Speciale, ex-deputado no parlamento europeu, e a Embaixada brasileira, representada pelo Ministro Conselheiro Dante Coelho de Lima.

Previamente, de 10 a 12 de novembro de 2005, com o intuito de sensibilizar parceiros institucionais, foi efetuada viagem a Montevideo, onde foi cumprida agenda com o Embaixador brasileiro, Eduardo dos Santos, e com o Embaixador Bernardo Pericás, representante do Brasil frente à ALADI e Mercosul. Na ocasião, também foram contatados o historiador Enrique Mena Segarra, dirigente máximo do Museu Histórico Nacional do Uruguai, e o Instituto Cultural Uruguai-Brasil. Ainda na capital uruguaia, foi realizado encontro com o chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação do Brasil, Alessandro Warley Candeas, que demonstrou total interesse do MEC em desenvolver atividades relacionadas com o tema do bicentenário de Giuseppe Garibaldi, no âmbito educacional brasileiro e dos países que formam o Mercosul.

A iniciativa de estender a rede de apoiadores nacionais e internacionais visa a reforçar o suporte institucional do projeto para garantir sua realização dentro dos padrões de excelência que até agora têm marcado as ações efetivadas. As parcerias público-privadas consignadas entre o Memorial do Ministério Público, a Assembléia Legislativa gaúcha, a Laser Press Comunicação e um conjunto de apoiadores empresariais, possibilitaram empreender uma série de seminários internacionais, desde 2003, bem como a edição de livros e exposições culturais contemplando temas relevantes da história brasileira, com reflexos também no estrangeiro.

Para viabilizar o projeto “Bicentenário de Garibaldi: Sonhos de Liberdade, os parceiros buscaram, também, em fins de outubro de 2005, o suporte do Ministério das Relações Exteriores, em encontro na sede do Itamaraty, em Brasília, com o chefe da Divisão de Operações de Divulgação Cultural, diplomata José Mário Ferreira Filho. Além disso, foi realizada reunião entre os parceiros, incluindo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Iradir Pietrosky, e o senador Sergio Zambiasi, presidente de comissão parlamentar voltada a assuntos de interesse do Mercosul no Senado Federal. Na ocasião, também o embaixador italiano, Michele Valencise, recebeu os representantes dos parceiros envolvidos no projeto."

Pela transcrição:
Paulo Roberto de Almeida (21.12.05)

Nenhum comentário: