Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

130) Um carcará? Sinceramente, preferiria uma coruja...


A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) acaba de adotar o carcará como símbolo institucional e, segundo reportagens, "quer poder para grampear".
De acordo com matéria publicada no jornal O Globo (04.01.06), a ave do cerrado será o símbolo da agência e o seu diretor-geral, Marcio Buzanelli, pedirá ao Congresso autorização para realizar escutas telefônicas.
O diretor considera "pejorativo classificar os agentes como arapongas, também nome de uma ave de grito estridente, que lembra a batida de um martelo numa bigorna".
“Gavião, falcão e águia são aves altivas, destemidas e com longo raio de ação. Têm uma visão aguda, controlam o território e têm muita dignidade. O símbolo americano é uma águia de cabeça branca. A Rússia czarista era representada por uma águia negra. O símbolo do império austro-húngaro era uma águia bicéfala. O carcará é o símbolo que queremos para nossa organização”, disse o diretor Buzanelli.
O diretor afirmou que os servidores da Abin convivem com carcarás na agência, que tem vários ninhos do animal espalhados no local onde funciona. A ave é conhecida como a “águia do sertão”.

Eu, pessoalmente, se tivesse de escolher alguma ave para representar inteligência, acho que preferiria uma simples coruja...
Como dizia o João do Vale, numa canção gravada por Maria Betânia e Chico Buarque, que popularizou o carcará: “Carcará pega, mata e come/ Carcará, não vai morrer de fome”. Segundo um outro crítico do animal, o carcará "é um bicho preguiçoso, só ataca carniças...".
Acho que a coruja é símbolo de inteligência e parece ser mais cordata com os seus eventuais inimigos...

Nenhum comentário: