Convite: Visite meu novo blog

Atenção: este foi meu primeiro blog, descontinuado desde meados de 2006. Convido a uma visita a meu blog Diplomatizzando: http://diplomatizzando.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

157) Você falou em pátria?


Existem, obviamente, muitas definições de pátria, tantas quanto de país, nação, Estado, povo etc.
Em geral, todas têm conotações positivas, quando não francamente "patrioteiras"...

Pois eu queria referir-me a uma reflexão que não é necessariamente favorável à noção de pátria ou a suas conseqüências no terreno prático.
O excesso de patriotismo pode estimular a intolerância, como lembra o filósofo espanhol Fernando Savater em seu livro:
Contra las Pátrias (2ª ed.: Barcelona: Fabula Tusquets Editores, 2000; 1ª ed.: 1984).

Desse livro, retiro estas duas frases, ambas sugestivas:

El patriotismo es la menos perspicaz de las pasiones: Jorge Luís Borges (Ficciones)
Patria est, ubicumque bene est (A pátria está onde estejamos bem): Sêneca

Esta última não deixa, de certo modo, de lembrar o lema do Barão do Rio Branco:
Ubique patria memor (Em qualquer lugar, a memória da pátria).

Nenhum comentário: